Núcleo de Estudos em Entomologia - NEENTO

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:58 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 16:00

O Neento foi fundado em julho de 2013, por alunos do Departamento de Entomologia e, incialmente, orientado pelo Prof. Geraldo Andrade Carvalho. O Núcleo surgiu a partir do Núcleo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (Nemip 2008-2013) com o intuito de abranger outras linhas de pesquisa da entomologia. Desde a sua fundação, o Neento já organizou eventos técnico-científicos (minicursos e ciclo de palestras), de extensão, como o“Entomologia na Praça”, assim como sociais para integração dos membros do departamento. Atualmente, o núcleo é orientado pela Profa. Rosangela C. Marucci e coorientado pelo Prof. Luís Claudio Paterno Silveira.

Congregar profissionais, estudantes e professores que se interessem e/ou tenham atividades relacionadas ao Estudo dos Insetos. realizar treinamento e atualização dos associados nas áreas de conhecimento relacionadas à Entomologia. promover eventos técnico-científicos.

1. Entomologia Agrícola: Seminários, palestras, mesas-redondas sobre fisiologia, comportamento e ecologia dos insetos e suas implicações no manejo integrado de pragas agrícolas.
  2. Entomologia Florestal: Seminários, palestras, mesas-redondas, visitas técnicas em empresas relacionadas ao manejo integrado de pragas florestais.
  3. Entomologia Médico-Veterinária e Forense: Seminários, palestras, mesas-redondas sobre as interações, envolvendo insetos e/ou patógenos em seres humanos e animais e o uso de insetos na criminalística.
  4. Educação: Eventos que possibilitem a divulgação e inserção dos insetos na cultura e sociedade local.