Núcleo de Estudos em Eficiência Energética - NE3

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:55 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:55

O Núcleo de Estudos em Eficiência Energética, da Universidade Federal de Lavras, teve inicio, em 2013, por alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação. Atualmente, contamos com 30 membros, sendo que alguns destes estão participando de programas de intercâmbio. Atuando no Departamento de Engenharia da UFLA, o NE3 foca seus estudos no setor de eficiência energética e propõe disseminar na sociedade de Lavras e também no ambiente acadêmico a consciência da importância da eficiência energética na sociedade atual. O núcleo levou, em 2014, a primeira equipe de competições universitárias à Maratona Universitária da Eficiência Energética, colocando o nome da universidade em um evento inédito. Além da participação nessa competição, o núcleo elabora eventos internos para os discentes, levando a eles a oportunidade de se capacitarem a partir de minicursos relacionados ao Software MatLab Básico e à Plataforma Arduino, ministrados por alunos do próprio núcleo de estudos. Todos esses eventos vinculados ao núcleo acontecem mais de uma vez durante o semestre, com exceção da competição universitária que acontece uma vez por ano, em São Paulo, no kartodromo Internacional Ayrton Senna.

Conduzir projetos na área de eficiência energética, na produção de veículos elétricos e a combustão interna visando a participação em competições universitárias, desenvolver e aplicar pesquisas, em âmbito multidisciplinar e, por fim, produzir artigos científicos e revisões bibliográficas.

1. Minicursos: Ministrar minicursos relacionados ao Software MatLab e à Plataforma Arduino.
  2. Produção de Veículos: com o objetivo de competir na maratona universitária da eficiência energética.
  3. Pesquisa: Estudos relacionados à eficiência energética e meio ambiente.
  4. Publicações: Produção de artigos e revisões bibliográficas relacionadas às pesquisas desenvolvidas dentro do núcleo de estudos.