Núcleo de Estudos em Ciência do Solo - NECS

Publicado: Terça, 07 Abril 2020 15:44 | Última Atualização: Terça, 07 Abril 2020 15:45

Em 12 de agosto de 2008, teve inicio o Núcleo de Estudos em Ciência do Solo (NECS) com o intuito de integrar alunos de diferentes cursos de graduação aos conceitos da Ciência do Solo, bem como a integração com alunos de pós-graduação. Iniciou com 14 alunos e hoje conta com 20 alunos, com o objetivo de aumentar e chegar a 30 alunos. O NECS também atua promovendo palestras, cursos e eventos de interesse da população acadêmica, nos diversos temas dentro da área de ciência do solo, além de trabalhos educativos para a sociedade, conscientizando o uso racional do solo.

Promover eventos técnicos e científicos na área de ciência do solo; conscientizar a sociedade sobre a importância do uso racional do solo na melhor utilização dos recursos naturais; executar atividades de extensão relacionadas à ciência do solo; executar atividades na área de educação em ciência do solo.

1. Ensino: Capacitação dos membros e estudantes externos na área de ciência do solo com apresentações de temas atuais como forma de estar em constante atualização nessa área.
  2. Pesquisa: Auxiliar em projetos de pesquisa de professores do Departamento de Ciência do Solo, para capacitar e desenvolver a vida acadêmica dos estudantes membros do núcleo.
  3. Extensão: Executar atividades de caráter extensionista que enfatize o uso racional do solo para desenvolvimento da agricultura mineira e conscientização da importância do solo
  4. Educação: Promover a interação com estudantes de ensinos fundamental e médio, para a conscientização da importância do solo no seu cotidiano.