Núcleo de Estudos da Fala e da Escrita - NEFALE

Publicado: Quarta, 01 Abril 2020 11:51 | Última Atualização: Quarta, 01 Abril 2020 11:52

Fundado em 2012, o Núcleo de Estudos da Fala e da Escrita – Nefale foi proposto pela Profa. Raquel Márcia Fontes Martins, do curso de Letras (área de Língua Portuguesa) do Departamento de Ciências Humanas - DCH da Universidade Federal de Lavras – UFLA. O Nefale surgiu do interesse dessa professora e de estudantes de Letras em investigar fenômenos relacionados à fala e à escrita, além de relações observadas entre essas duas modalidades da língua e relações com outras linguagens. Os estudos desenvolvidos no Nefale pertencem, principalmente, às áreas de Fonética e Fonologia, Variação Linguística e Aquisição da Linguagem (fala e escrita). Eles atendem diretamente às pesquisas da referida professora, de seus grupos de pesquisa que envolve relação interinstitucional e de seus alunos de iniciação científica, de trabalho de conclusão de curso e de extensão. Além disso, fomentam ações de extensão, como trabalhos de formação de professores da educação básica.

Desenvolver estudos que analisam a fala e a escrita, inclusive, relações entre essas duas modalidades da língua, com foco em teorias da área da sonoridade e da cognição, baseadas no uso, em fenômenos de variação linguística e de aquisição da linguagem.

1. Fonética e Fonologia: Estudos sobre teorias da área de sonoridade, da linguística cognitiva, modelos que consideram o uso e a dinamicidade da língua, bem como a multirrepresentacionalidade linguística.
  2. Variação linguística: Estudos baseados principalmente na sociolinguística laboviana, com foco na mudança e variação sonora.
  3. Aquisição da linguagem: Estudos sobre a aquisição da fala e especial interesse sobre a aquisição da escrita com o processo de alfabetização/ letramento.

www.dch.ufla.br